ConnectEscola

4 pontos que a escola deve se atentar para 2017!

4 pontos que a escola deve se atentar para 2017!

Conforme um novo ano letivo se aproxima, chega o momento de planejar as próximas ações escolares. Todos os funcionários devem se envolver em projetos futuros para o próximo ano, mas a diretoria deve também pensar em mais do que o conteúdo pedagógico e cultural. A estrutura escolar exige muita atenção e cuidados em diversos setores, tanto para mantê-los funcionando quanto para aplicar possíveis melhorias. Nesse artigo, veremos alguns pontos que devem ser visitados e revisitados até 2017.

1. Reduções de custos administrativos

Toda diretoria escolar sabe que os valores repassados para gastos versus o lucro é uma conta delicada a ser mantida. O grande erro, porém, é achar que uma fórmula pode funcionar indefinidamente. Ainda que você tenha encontrado meios de diminuir gastos nos últimos anos, ou mesmo em 2016, a economia do país - bem como seu governo - é tempestuosa. Por esse motivo, com a chegada do próximo ano, é recomendável que se faça um novo plano de redução de gastos, contando com informações e planilhas atualizadas e, se possível, uma consultoria especializada.

2. Melhora de comunicação entre a escola, os pais e os alunos

A comunicação é essencial em todos os âmbitos da escola. Além de estar presente entre os funcionários, é preciso também avaliar como funciona o sistema de comunicação entre a escola, os alunos e os pais. O modelo de reuniões escolares periódicas como única forma de contato já é considerado ultrapassado por muitos, por não ser completo ou frequente o bastante, sendo importante manter canais de comunicação como telefones, e-mails, SMS, mensagens de aplicativos e redes sociais.

3. Modernização de processos

Bem como as reuniões escolares citadas, outros processos podem precisar de atualizações. A palavra de ordem para os tempos atuais é "participação": portanto, tenha em mente que os pais e alunos podem não se sentir mais tão confortáveis com situações unilaterais, como bilhetes, por exemplo. Além do mais, modernizar processos não é só para o agrado externo, mas principalmente para a facilidade interna: usar a tecnologia a favor da escola é fundamental. Isso se aplica no sistema de comunicação, de notas, entre funcionários e muitos outros.

4. Diferenciação da concorrência

Por mais que o conteúdo pedagógico seja o foco em qualquer escola, todos esses outros fatores, aliados a estrutura e credibilidade, são o que convencerá os pais a matricularem seus filhos em uma ou outra instituição. Avalie os diferenciais da sua escola e use-os para atrair e manter suas matrículas, cuidando para que esses mesmos diferenciais sejam o ponto de entrada para mais e mais alunos ao longo dos anos.

Categorias

Para a Escola

3 Comentários

Quezia

Quezia

26/10/2016

BOM DIA! Bastante aproveitoso esses conhecimentos,parabéns.

Legal as dicas. Obrigada

Legal as dicas. Obrigada

08/11/2016

Parabéns!

Leonardo Pessoa

Leonardo Pessoa

08/11/2016

Cristina, que bom que gostou. Estamos sempre querendo discutir o papel e contribuição da tecnologia na educação.

Deixe um comentário