ConnectEscola

Benefícios da participação dos pais na vida escolar dos filhos

Benefícios da participação dos pais na vida escolar dos filhos

Ir à escola todos os dias, aprender e fazer amigos estão entre os principais benefícios que uma escola pode proporcionar para a via de uma criança. Mas com o passar dos anos e a chegada da adolescência, este ambiente também pode ser assustador e constrangedor para alguns jovens.

A participação constante e ativa dos pais pode fazer com que crianças e jovens passem por esse momento da vida com mais entusiasmo, empenho e alegria.

Veja quais benefícios a sua participação na vida escolar de seu filho pode proporcionar a ele.

Maior interesse e empenho do aluno pelo aprendizado

Quando as crianças são ainda bem pequenas, elas adoram mostrar para a família tudo de novo que aprendeu seja na casa dos amiguinhos ou de outros parentes. Ao iniciar a vida escolar essa vontade é ainda maior, pois ela tem um mundo de novidades para mostrar aos pais, todos os dias.

Pais que participam desse momento são responsáveis por motivarem ainda mais a descoberta e o interesse dos pequenos.

Dúvidas e problemas com as matérias são resolvidos com facilidade

Toda criança tem mais dificuldade ou menos habilidade com alguma matéria. É natural! O que faz com que o aluno se saia bem nesses casos é a forma com que ele lida com essas dúvidas.

Ter pais presentes no ambiente de ensino vai proporcionar mais confiança para que o aluno tire suas dúvidas em sala de aula ou até solicite algumas aulas extras para melhorar na matéria.

Em alguns casos, o aluno pode se sentir inseguro ao expor sua dificuldade e o apoio dos pais será determinante nesse momento.

Baixa de autoestima e bullying são enfrentados com segurança

Durante a adolescência é comum que os alunos tenham problemas com baixa autoestima e bullying. Apesar de muitas escolas não aceitarem práticas que humilham os alunos, ainda assim esse tipo de situação pode acontecer.

Passar por esses problemas pode ser mais fácil quando a criança tem pais que são presentes na escola. Estar por dentro de tudo o que acontece na vida do filho durante essa fase é extremamente importante para que ele receba o apoio necessário e não se sinta sozinho. A criança terá orientação dos pais para tomar as melhores atitudes e os problemas poderão ser resolvidos entre os adultos.

Ser presente na vida dos filhos exige dedicação e tempo dos pais, mas é uma atitude que pode influenciar diretamente na maneira como a criança vai se desenvolver durante esse período.

Categorias

Para os Pais, Para a Escola, Para os Alunos

0 Comentários

Deixe um comentário