ConnectEscola

Escola e Pais, todos juntos pela educação

Escola e Pais, todos juntos pela educação

Com a correria do dia a dia, é comum que a maioria das famílias acabe seguindo atividades diferentes. Como trabalhar fora é, hoje, uma necessidade, muitos pais passam a se envolver de forma muito intensa com a profissão e deixam de lado uma ação muito importante: a de acompanhar a rotina escolar de seus filhos.

 

Alguns pais pensam que a educação tem que vir exclusivamente da escola, e que apenas os professores e diretores precisam se dedicar ao ensino de seus filhos. Esse pensamento é totalmente equivocado. Pesquisas já comprovaram que a participação dos pais na vida escolar é de extrema importância e capaz de trazer resultados muito melhores.

 

Os pais devem se interessar e participar ativamente das atividades escolares de seus filhos. O acompanhamento adequado trará como consequência um bom desempenho e assim boas notas. Além disso, quando os pais se mostram interessados, de uma forma ou outra, acabam incentivando as crianças a melhorar a cada dia.

 

A participação não deve ficar somente na ajuda da realização das tarefas de casa. É fundamental que os pais mantenham contato com os professores e procurem saber das notas e desempenho dos seus filhos. Isso mostra comprometimento e preocupação com a vida escolar. É preciso lembrar que os pais são os primeiros educadores e os principais responsáveis pela educação.

 

As escolas também precisam utilizar estratégias e garantir uma interação cada vez mais frequente com os pais. É função também dos educadores, coordenadores e diretores promover a aproximação desses pais com o cotidiano escolar de seus filhos.

 

Para promover essa aproximação na sua escola, mantenha um contato direto com os pais de seus alunos. As notas, boletins e todas as demais informações também são do interesse deles, por isso, não as mantenha sob poder somente dos discentes. Marque reuniões mensais ou bimestrais para conversar e mostrar o desempenho dos alunos. Mesmo com as reuniões, dê todas as informações sobre notas, calendário escolar, frequência e comunicados em tempo real.

 

Outro ponto importante para garantir essa aproximação é dar voz aos pais. Eles só serão motivados a participar das atividades escolares se perceberem que são ouvidos e que as suas sugestões são, pelo menos, levadas em consideração. Quando apenas uma das partes tem voz, a outra, automaticamente, se mostrará desinteressada. Para que se tenha uma interação, o diálogo entre família e escola é fundamental.

 

Por fim, sua escola deve estabelecer uma boa estratégia de comunicação. Você precisa lembrar que por mais interessados que os pais estejam, eles também possuem outros compromissos. Por isso, sua escola precisa dar os comunicados com antecedência, principalmente os que se tratam de reuniões.

 

Procure meios eficientes para garantir que esses comunicados cheguem em tempo ideal até os pais. A forma mais tradicional utilizada é colar os bilhetes nos cadernos dos alunos, para serem lidos assim que as crianças chegarem em casa. Mas você pode utilizar das tecnologias atuais, usando por exemplo, aplicativo como o Connect Escola para dar os comunicados de uma só vez a todos os pais e garantir que todos recebam o recado.

 

Categorias

Para os Pais, Para a Escola

0 Comentários

Deixe um comentário