ConnectEscola

Retrospectiva 2016. Planejamento e inovação são as palavras para 2017!

Retrospectiva 2016. Planejamento e inovação são as palavras para 2017!

Chegamos aos últimos dias do ano, dezembro é o mês em que refletimos sobre todos os acontecimentos do ano e como eles nos afetaram ao longo desses 365 dias. Avaliar o ano que termina é fundamental para revermos nossas ações e coloca-las na balança para definirmos o que muda e o que continua no nosso planejamento para 2017.

Ocorreram em 2016 extremas instabilidades econômicas no mundo e, principalmente, no Brasil. Passamos por mudanças políticas e financeiras que afetaram diretamente as pequenas e médias empresas, muitas instituições não conseguiram se recuperar ou demorarão a se reerguer. Aquelas que possuíam o mínimo de preparo para tempos de crise foram as menos afetadas ou, pelo menos, estão conseguindo superar mais facilmente.

Planejamento e inovação são as duas palavras-chave para 2017. As previsões de crescimento para o próximo ano ainda são tímidas, portanto, caberá aos donos e administradores das instituições traçarem de forma precisa as estratégias para o ano que está por vir. Mais do que nunca será preciso pensar fora da caixa e tomar atitudes diferentes para encarar os problemas e dificuldade.

Existem duas ações que podem favorecer a sua instituição no próximo ano e gerar retornos de curto e médio prazo. A primeira é rever a forma de como a sua escola interage com os pais e responsáveis dos alunos. Nos últimos anos percebemos que não há modelo de família e que cada casa possui uma particularidade que refletirá no comportamento e aprendizado do aluno. Existem muitos ganhos com a aproximação entre escolas e pais, portanto prepare a sua escola para acolher cada particularidade e construa o desenvolvimento da criança, fortalecendo os laços entre a criança, família e instituição.

Outra ação importante que fará grande diferença nos seus resultados é preparar a sua escola para a “Era Digital”. Apesar do termo clichê, o mundo digital é uma realidade tão natural que normalmente é imperceptível. Basta olhar ao redor e perceber que estamos rodeados de dados, informações e realidades imateriais. Nos negócios não poderia ser diferentes, o investimento em inovação digital nas escolas é comprovadamente um fator de redução de custos, além de melhorar as despesas e aperfeiçoar a Gestão da Escola. Investir em tecnologia é sinônimo de oferecer aos pais e alunos as melhores soluções no convívio escola e aprendizado.

Queridos amigos, vamos fazer diferente para que o próximo ano entre um novo rumo. Desejo a todos vocês um 2017 cheio de conquistas e crescimento. Vamos juntos construir um novo ano.

Feliz 2017!

Categorias

Para a Escola

0 Comentários

Deixe um comentário