ConnectEscola

Sua escola está adequada a era mobile?

Sua escola está adequada a era mobile?

É praticamente impossível negar a penetração da tecnologia em nossas vidas. Em poucos anos, a sociedade foi transformada com a presença de dispositivos cada vez mais modernos que facilitam a realização de diversas tarefas. A "Era Mobile" é caracterizada pela proliferação dos aparelhos tecnológicos móveis, como é o caso dos smartphones e tablets. Com acesso à internet, pequenos dispositivos colocam o mundo em nossas mãos, possibilitando que diferentes práticas sejam realizadas. 

Se a geração que enfrentou esta adaptação na fase adulta já possui certa familiaridade com os aparelhos móveis, as crianças e adolescentes que cresceram nessa fase adquiriram novas características em relação aos dispositivos. A presença de tablets, smartphones e notebooks desde a infância faz com que muitas crianças e adolescentes desenvolvam diferentes conceitos de lazer, estudo e interação. 

No âmbito escolar, os dispositivos móveis foram considerados prejudiciais por um grande intervalo de tempo. No entanto, basta notar os caminhos para que a sociedade está caminhando para perceber que a utilização de aparelhos tecnológicos do tipo tende a ser cada vez maior e mais integrada nos processos cotidianos. Portanto, lutar contra a correnteza pode ser menos eficiente do que trazer a era mobile em favor da educação. 

Incorporando a era mobile no âmbito escolar

A internet e os dispositivos móveis, vistos como vilões por muito tempo, também podem trazer benefícios para as escolas. Seja no processo educacional ou administrativo, aliar a intimidade do atendimento presencial com a facilidade do atendimento online é uma forma de conquistar não apenas alunos, mas também os pais deles. 

Visto que o acesso à internet tem crescido de forma rápida, por que não adaptar métodos manuais à realidade virtual? Envio de avisos, indicação de tarefas, informativos, agendas e notas: tudo isso pode constar em um sistema virtual. Utilizar um site responsivo ou um aplicativo pode ir além da divulgação da escola e tornar processos que antes eram presenciais - e, logicamente, mais demorados - em processos de fácil acesso e rápida comunicação. 

E na sala de aula?

A utilização dos dispositivos móveis não precisa ser restringida a alguns processos pedagógicos. Utilizando a internet a favor da educação, é possível encontrar maneiras de transformar a atuação do professor em sala de aula, tornando o aluno mais ativo e participativo nas aulas. Um reflexo disso é a intensa implantação de sistemas de tablet nas escolas particulares e públicas, onde os alunos aprendem com o auxílio da tecnologia móvel. Nesta dinâmica, aliar a presença do professor com o contato tecnológico pode tornar a aula mais atrativa e funcional para esta geração. 

São diversas as ferramentas disponíveis na internet que podem auxiliar o ensino. Na geografia, por exemplo, a utilização de sistemas, como o Google Earth e Google Street View, possibilita que o aluno possa visualizar melhor os cenários descritos na aula, interagindo diretamente com as características de cada local. Já no Youtube, o aluno pode ter acesso a vídeos desenvolvidos pela própria escola ou de cunho educacional. O conteúdo multimidiático, além de ser mais atrativo, pode fixar melhor no conhecimento de crianças que estão adaptadas à interação tecnológica frequente.

Categorias

Para a Escola

0 Comentários

Deixe um comentário